
Em 1914, um grupo de dissidentes do Norte Club, bem como de outras pequenas agremiações, resolveram fundar um novo clube para fazer frente ao Grupo do Remo (que depois teria o nome mudado para Clube do Remo), principal força paraense à época e dono de enorme força nos bastidores. "Vou fundar um clube para vencer o Grupo do Remo", afirmou Hugo Leão, integrante do Norte Club em fins de 1913. Pouco depois, sua intenção se tornou realiadade e fundou-se o Paysandu Foot-Ball Clube (poucos dias depois, o nome seria trocado para Paysandu Sport Club), glória do futebol nortista.
Nos primeiros anos de vida, o Paysandu viu o Grupo do Remo reinar no futebol local (foi heptacampeão paraense entre 1913 e 1919). O primeiro clássico "Re-Pa" ocorreu no dia 14 de junho de 1914, e o Papão viu o adversário vencer a partida que marcava a inauguração do futuro estádio da Curuzu, à época pertencente à firma Ferreira & Comandita (em 1918 seria adquirido pelo Paysandu por 12 contos de réis) por 2 x 1.
Em 31 de janeiro de 1915, o Paysandu venceu pela primeira vez o Remo, com o placar de 2 x 0. A partida marcou a estreia de Suísso, primeiro ídolo da equipe, e jogador fundamental na campanha do primeiro título paraense da história bicolor, em 1920, conquista que quebrou a série de sete taças seguidas do Remo. Nos três anos seguintes, o craque do Papão conduziu o clube ao tetracampeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário