segunda-feira, 5 de maio de 2014
Ayrton Senna do Brasil, ídolo eterno!
GP de Monaco 1984 - Senna conquista seu primeiro pódio na F-1, com a Toleman, debaixo de muita chuva. Ele chegou a comemorar a vitória ultrapassando Alain Prost a poucos metros da linha de chegada mas, a esta altura já chovia muito no circuito e a corrida foi interrompida na volta 31 por razões de segurança. O regulamento mandava considerar as colocações da volta anterior e, ainda, por ter sido interrompida com menos da metade da corrida, os pontos deveriam ser computados pela metade.
GP de Portugal 1985 - Mais uma vez sobre forte chuva e pista encharcada, Ayrton Senna vence pela primeira vez na F-1, largando na pole e colocando uma volta de diferença sobre todos os adversários.
GP dos Estados Unidos 1986 - No dia seguinte da eliminação do Brasil na Copa de 1986, Ayrton Senna venceu em Detroit e pela primeira vez, deu a volta da vitória com a bandeira brasileira no punho, para virar de vez Ayrton Senna do Brasil.
GP de Mônaco 1987 - Ayrton Senna vence pela primeira vez no principado e começa seu reinado em Monte Carlo. A primeira vez que um brasileiro vence em Monaco. A vitória ainda vem com dobradinha com o desafeto Nelson Piquet.
GP do Canadá 1988 - O piloto brasileiro conseguiu uma inacreditável vitória no primeiro duelo direto contra Prost, ultrapassando o rival para vencer no circuito Gilles Villeneuve, piloto a que Senna foi comparado pelo estilo agressivo.
Quatro vitórias consecutivas em 1988 - Ayrton alcançou a melhor marca da carreira, entre os GPs da Inglaterra, Alemanha, Hungria e Bélgica de 1988. Senna fecha sua sequência na primeira corrida disputada depois da morte de Enzo Ferrari. Alain Prost admitiu derrota com um "parabéns, campeão!".
GP do Japão 1988 - Ayrton é pole, mas perde posições e cai para o 14º lugar. Ainda assim, faz incrível corrida de reação e vence em Suzuka, levando o primeiro título da carreira na categoria mais nobre do automobilismo.
GP do Japão 1989 - Ayrton Senna era o atual campeão, mas Alain Prost tinha a liderança do campeonato. Na penúltima corrida, Ayrton garante a pole mas a direção da prova inverte o grid, colocando o francês no lado mais limpo. No fim da prova, Prost coloca Senna para fora da pista. Com ajuda de fiscais, ele consegue voltar e vence a corrida de forma incrível. A FIA, entretanto, desqualifica o brasileiro por passar reto em uma chicane. Senna abre fogo e fala em conspiração de Prost com o então presidente da FIA, Jean-Marie Balestre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)










Nenhum comentário:
Postar um comentário