A comissão técnica do Botafogo utiliza a tecnologia como aliada na preparação do elenco para o Campeonato Paulista. Desde o início dos treinamentos no final do ano passado, os jogadores do Tricolor têm os passos monitorados durante as atividades por aparelhos de GPS.
Toda a aplicação desse sistema é acompanhada pelo preparador físico Benê Lima. Ao todo, são 13 placas de GPS que ficam instaladas em suportes nos braços dos jogadores. “A gente consegue captar todos os movimentos do atleta durante um treino tático, técnico ou físico. Coletamos dados que apontam a quilometragem total corrida pelo atleta e a distância percorrida”, afirmou Lima.
O aparelho comprovou que durante a pré-temporada, por exemplo, um atleta pode percorrer uma distância de 45 a 50 km. Com essa informação, a comissão técnica prepara um esquema para que essa quilometragem seja dividia durante os treinos da semana.
“A partir de agora a gente consegue identificar aonde e por qual período esse atleta conseguiu trabalhar em uma intensidade máxima e submáxima. Tudo isso faz a diferença para determinar o que ele pode render em uma partida”, disse Lima.
Segundo o preparador físico, o equipamento é utilizado pela comissão técnica a mais de um ano e o trabalho também conta com o auxílio de parceiros, como a GPS Pro Soccer, que fornece o software utilizado na coleta e análise dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário