sábado, 15 de março de 2014

ulio César inicia jornada na MLS como astro nos EUA



São quase cinco décadas, com um hiato entre os anos 80 e 90. A Major League Soccer nasceu com a força de craques como Pelé, Eusébio e Johan Cruyff. Caiu com a aposentadoria deles e voltou para ficar após a realização da Copa do Mundo de 1994. De lá para cá, franquias nasceram e outros astros do futebol passaram pela Terra do Tio Sam. De Lothar Matthaus ao técnico Carlos Alberto Parreira. De David Beckham a Thierry Henry. Todos marcaram seus nomes na história da competição. Agora, em 2014, o brasileiro da vez é o goleiro Julio César, que vai fazer a sua estreia oficial na MLS neste sábado, às 20h30m (de Brasília), contra o Seattle Sounders, no CenturyLink Filed.

Foram apenas três jogos - um pelo Queens Park Rangers e dois pelo Toronto F.C - e seis amistosos pela seleção brasileira desde a Copa das Confederações. Há dois meses o goleiro não sabe o que é disputar uma partida valendo três pontos. Chegou a hora de pegar ritmo para chegar bem à Copa do Mundo.

- Eu tinha chegado num limite em que tinha de ajudar a comissão técnica da seleção brasileira. Eu sei, pelas críticas, que não era o que as pessoas esperavam, mas o importante é que estou em atividade - disse o goleiro.

 E a missão de Julio César será bem parecida com a que viveu no Queens Park Rangers. O goleiro vai defender uma equipe que está em desenvolvimento, que tem apenas oito anos de vida. O investimento para a temporada atual foi alto. Chegaram o volante Michael Bradley, ex-Roma, e o atacante Jermain Defoe, ex-Tottenham. Mesmo com os três, o time passou por dificuldades na pré-temporada e não teve bom desempenho nos amistosos.

- Antes de aceitar eu falei com (o técnico da Seleção, Luis Felipe) Scolari e com (o coordenador técnico Carlos Alberto) Parreira. O Parreira trabalhou aqui e conhece bem a liga, que está crescendo. Foi o que ele me falou quando conversamos. Estou muito feliz em chegar ao Canadá e agradeço ao Toronto. Quero começar a trabalhar com os colegas em meu novo clube. É uma nova experiência, um novo país, uma nova cidade, e espero aprender rápido sobre o clube e sobre a liga.

No ano passado, o Toronto ficou na penúltima colocação da Conferência Leste na temporada regular. Em 34 jogos, o time obteve seis vitórias, 17 derrotas e 11 empates. Além de Julio César, o técnico Ryan Nelsen, ex-jogador que atuou com o goleiro no Queens Park Rangers, conta com outros dois brasileiros: o meia Jackson, revelado pelo Inter de Limeira, e o atacante Gilberto, ex-Portuguesa. Eles são a esperança de um desempenho melhor do time canadense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário