No último final de semana, 15 atletas de Petrolina - PE participaram do III Campeonato Interestadual de Kung Fu e Boxe Chinês, em Santana do Cariri - CE. Os representantes do sertão pernambucano fizeram bonito e voltaram cheios de premiações na bagagem. Onze deles foram campeões e os outro quatros ficaram em segundo lugar. O resultado foi ainda melhor que no ano passado, quando os petrolinenses alcançaram a marca de dez conquistas. Para o treinador da equipe, Adenilson de Souza Higino, o responsável pelo desempenho dos atletas é o treinamento constante.
- A gente procura fazer um treinamento sempre profissional, buscando sempre a melhora técnica, física e tática, mas fazemos um trabalho psicológico também. Conversamos sempre com os atletas, mostramos a importância de evitar perder noites de sono, de ter uma vida mais saudável para ter um desempenho melhor, não só em competições, mas na vida - avalia o treinador.
Na competição, além da vitória, alguns atletas ganharam destaque pela performance durante a luta. É o caso de Achilles do Carmo, da categoria até 70kg, que venceu seu adversário por nocaute, no segundo round. O lutador confessa que tinha confiança em vencer, mas precisou enfrentar um outro adversário, o nervosismo.
- O mais difícil acho que foi manter o autocontrole. Eu estava confiante pelo treinamento que a gente fez, mas não esperava vencer por nocaute - explica Achilles.
Quem também manteve a calma e conseguiu repetir a vitória na competição pelo segundo ano consecutivo foi Evandro Ferreira, que defendeu o cinturão na categoria profissional até 70kg. Mesmo com uma luta parelha, o atleta acredita que a maior dificuldade para vencer está fora dos ringues.O lutador Evandro Ferreira e o treinador Higino exibem o cinturão (Foto: Amanda Lima)
- O mais difícil é sair daqui de Petrolina para poder participar da competição, porque a gente não tem muito patrocínio, então temos que tirar do próprio bolso para ir para esses eventos - desabafa o lutador.
Mesmo assim, ele acredita que o esforço para participar da competição valeu a pena.
- Lá foi uma luta dura, porque o meu adversário também estava bem preparado. Assim como eu sou, ele também já foi campeão pernambucano, mas graças a Deus deu tudo certo e sai de lá com a vitória. É uma alegria enorme chegar em casa e poder dizer para a família que fui campeão e mostrar o cinturão - comemora Evandro.
- É muito gratificante ver alguns atletas que começaram a pouco tempo mostrando talento, ver que eles tem potencial e garra. Se tiverem oportunidade, apoio e incentivo das autoridades políticas da região, esses meninos podem estar em eventos ainda maiores representando bem nossa cidade - conclui Higino.
Atletas premiados no iii interestadual
Achilles do Carmo - categoria até 70 kg - 1º lugar
Artur Alves - categoria até 56kg - 2º lugar
Cícero Janilton - categoria até 70kg - 1º lugar
Diego Santos - categoria até 65kg - 1º lugar
Emerson Vinícius Silva - categoria até 60kg - 1º lugar
Evandro Ferreira - categoria até 70kg - 1º lugar
Francisco de Assis - categoria até 80kg - 1º lugar
João Nogueira - categoria até 85kg - 2º lugar
João Victor Lima - categoria até 90kg - 1º lugar
Kim Jonathan Souza - categoria até 55 kg - 1º lugar
Leonardo Bezerra - categoria até 90kg - 1º lugar
Lucian Tallyson Rodrigues - categoria iniciante - 2º lugar
Maria Fernanda da Silva Martins - categoria até 55kg - 2º lugar
Nysley Alberto - categoria até 80kg - 1º lugar
Valdeir da Cruz - categoria até 70kg - 1º lugar
 
O lutador Evandro Ferreira e o treinador Higino exibem o cinturão (Foto: Amanda Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário