Campeão do Pernambucano dentro de campo após vencer o Sport por 2x0, na Ilha do Retiro, o Santa Cruz se mostrou praticamente incontestável nos números da competição. Para começar foi a equipe que mais pontuou no campeonato. Os corais fizeram 30 pontos somando-se o segundo turno e as finais do Estadual. O Tricolor ficou na frente do Leão e do Náutico neste critério. Ambos fizeram 28 contabilizando as mesmas fases.
A liderança na pontuação foi reflexo da campanha do Santa Cruz no Pernambucano. A equipe de Marcelo Martelotte foi a que mais venceu, nove, e a que menos perdeu, três. Somente Salgueiro, Chã Grande e Náutico conseguiram bater os corais. Serra Talhada, Porto e Sport tiveram empates no segundo turno.
Outro fator importante na campanha coral pode ser medido pela defesa, a menos vazada na competição com apenas dez gols sofridos. Nem mesmo a troca da dupla de zaga (César e Vágner por William Alves e Renan Fonseca) fez o nível cair. Além disso, os tricolores tiveram um verdadeiro paredão chamado Tiago Cardoso. Nas finais contra o Sport, o goleiro fechou a meta e garantiu que a equipe não sofresse gols nas duas decisões. Esse fato não ocorria desde de 1998, quando o Sport bateu o Porto por 2x0.
Mas qual o segredo do Santa Cruz para conseguir tais números? Bem, um deles pode ser o equilíbrio de postura entre os jogos dentro e fora de casa. Das nove vitórias obtidas pelos corais, cinco foram no Arruda e quatro longe dos seus domínios. O que chama a atenção, porém, é a quantidade de gols. Nove foram feitos em casa, enquanto onze foram marcados fora. O Tricolor marcou em todos os jogos longe do próprio estádio no Estadual.
SÉRIE C - Pegando os advesários do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro, apenas o Cuiabá, do Mato Grosso, conseguiu o título estadual assim como os corais. CRB, Sampaio Corrêa, Brasiliense e Treze ainda estão na disputa em seus respectivos campeonatos. Águia de Marabá, Fortaleza, Luvernsense e Baraúnas já foram eliminados dos seus estaduais. O Tricolor faz a estreia na Terceirona contra a Luverdense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário