A manhã de domingo na Orla de Petrolina foi movimentada em função da 2ª etapa do Campeonato Pernambucano de Triathlon. Atletas profissionais e amadores acordaram cedo para nadar, pedalar e correr aproveitando o Rio São Francisco como cenário.
Saída da natação na Ilha do Fogo entre Petrolina e Juazeiro - BA (Foto: Magda Lome
Saída da natação na Ilha do Fogo entre Petrolina e Juazeiro - BA (Foto: Magda LomeDisputa no ciclismo na Av. Cardoso de Sá em Petrolina (Foto: Magda Lomeu)
Começo da prova foi na Ilha do Fogo, que fica entre as cidades de Petrolina e Juazeiro-BA, onde os atletas nadaram 750m até o Portal do Rio que fica na Orla de Petrolina. De lá, partiram para o pedal pela Av. Cardoso de Sá percorrendo a distância de 20km e finalizaram a prova com a corrida de 5 km pela mesma Avenida. Os atletas competiam individualmente ou em equipes no revezamento das modalidades.

Profissionais ou não sentiram a mesma dificuldade para a realização da prova. As águas do Rio estavam muito agitadas e o vento forte aumentava o tamanho das marolas que diminuía o ritmo das braçadas. Atletas como Alexandre Bezerra da Equipe HCJ de Recife tiveram que recuperar o tempo maior gasto na natação no esporte seguinte, o ciclismo. Já nessa etapa o vento forte e contra desacelerou os atletas no percurso, mas o condicionamento físico de cada um foi posto à prova e fez diferença. Tanto que o atleta Carlos Henrique Alexandria, também da HCJ, ficou na maior parte da prova com uma grade diferença para o segundo colocado. Na corrida o sol começou a esquentar castigando um pouco mais a vida dos triatletas. Pelo caminho a água entregue nos postos pelos 5 km ajudou a aliviar o calor. Mas todas essas dificuldades listadas não intimidaram os atletas.
- O lugar é sensacional. A natação técnica exigiu que o atleta nadasse bem em águas abertas e navegasse bem para não se perder. Isso faz parte do triathlon. No pedal com subidas e descidas e um trecho grande contra o vento também exigiu uma estratégia. A corrida também exigia que o atleta coordenasse essa variação de terreno plano e íngreme. Gostei muito. Petrolina tem tudo para sediar grandes etapas do esporte – contou Carlos Henrique Alexandria que também é presidente da Federação Pernambucana de Triathlon, a FEPETri.
E pelo jeito muitos atletas da modalidade virão para Petrolina. A cidade passa a fazer parte do calendário de etapas do Campeonato Pernambucano. A 1ª etapa foi realizada em Recife na Orla de Olinda e as provas da 2ª etapa de hoje encerraram as competições desse campeonato esse ano.
Ano que vem Abelardo Conceição, professor de natação e organizador do evento, juntamente com a Federação Pernambucana de Triathlon, já tem trabalho para 2014 e Petrolina terá, mais uma vez, a oportunidade de mostrar seu potencial e que todos os esportes são bem vindos.
resultados

Os resultados no individual foram:
1º lugar – Carlos Henrique Alexandria – Recife - PE2º lugar – Gil Bala – Casa Nova – BA
3º lugar – Alexandre Bezerra (Caveira) – Recife – PE
Por GloboEsporte.com*Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário