sexta-feira, 21 de março de 2014

Edson Amaro garante segundo lugar na 31ª Corrida Cidade de Aracaju - SE




                            no pódio (Guilherme Fraga / TV Sergipe) 
Na tarde desta segunda-feira (17), o atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Edson Amaro ganhou medalha de prata na 31ª corrida cidade de Aracaju - SE com o tempo de 1h16'57".  A diferença para o campeão da prova, Giomar Pereira, foi de sete segundos, já que ele concluiu a corrida no tempo de 1h16'50".
edson amaro apa petrolina (Foto: Arquivo Pessoal/ Marciano Barros)Edson Amaro garante 2ª lugar na corrida cidade de Aracaju - SE (Foto: Arquivo Pessoal/ Marciano Barros)
A maratona de 25 km acontece anualmente como comemoração ao aniversário da capital sergipana e Edson já havia participado das edições da prova de 2007, 2008 e 2009, mas essa foi a primeira vez que conseguiu subir ao pódio. O melhor desempenho anterior ao de 2014 foi em 2009 quando chegou na 6ª colocação.

Para o treinador da APA, Marciano Barros a corrida é a mais tradicional do nordeste, com atletas de todo país. Por isso, para ele a conquista de Edson é bastante expressiva e reflete seu esforço.

- Esse ano, a gente fez uma preparação específica para essa prova, por isso a melhora no desempenho do Edson. Ele não participou de outras maratonas no início do ano, como costumava fazer, para se preparar também para uma prova de 42 km que competirá no mês de maio, então a corrida cidade de Aracaju entrou estrategicamente nessa preparação e demonstra a qualidade física dele - explica o treinador.

A próxima prova a que Marciano se refere é a tradicional maratona de Porto Alegre - RS que realiza sua 31ª edição este ano, no dia 18 de maio. Antes dela, no dia 27 de abril, Edson compete a meia maratona Tiradentes na cidade de Juazeiro - BA. Na corrida da cidade vizinha à Petrolina, o atleta já foi campeão em 2009 e segundo colocado por quatro anos consecutivos. Em 2013 ele terminou na 4ª posição. Para estes próximos desafios, o atleta está confiante.

- As expectativas são as melhores possíveis, porque eu venho me preparando para disputar provas mais longas, de 21 até 42 quilômetros. Venho correndo maratonas porque me identifico. É o tipo de prova que exige mais do atleta, principalmente em termos de resistência - pontua Edson.

Para garantir o 2º lugar na corrida cidade de Aracaju, o atleta apostou em um novo tipo de treinamento, específico para a competição.

- Na verdade, a gente começou fazer um trabalho na Serra dos Morgados, na cidade de Jaguarari - BA. Tudo porque a maratona exige muita força física e os adversários são muito fortes. Então ficamos lá por um mês e dez dias treinando de manhã e de tarde, todos os dias, pensando nessa prova - reforça o atleta.

 Por Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário